quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cuba e México (parte 2/2)

...continuação
Comemorado no dia primeiro de janeiro, o aniversário da revolução cubana não contou com festas e discursos na tradicional praça da revolução. O governo alegou economia de recursos e cancelou o ato. Acordei cedo no primeiro dia do ano. A praça, ruas e redondezas estavam vazias naquela manhã ensolarada. Havana parecia de ressaca da virada do ano e ninguém dava sinal de vida.
Havia os opositores à revolução, que não se escondiam como insiste em mentir a imprensa burguesa. E nem se amedrontavam ao se depararem com os simpatizantes da revolução, a maioria do país. Ambos os lados faziam questão de expor as ideias em público. Segundo depoimentos que ouvi, o governo perseguia e prendia somente os que cometiam atos de traição e terrorismo, incêndios criminosos, sabotagens à economia nacional, espionagem para os estadunidenses. O conteúdo das críticas ouvidas se restringia à falta de variedade de roupas da moda internacional nas lojas, deficiência do transporte coletivo, lentidão no processo de melhorias na habitação, racionamentos. Mas se assustavam quando eu descrevia as “maravilhas” do capitalismo brasileiro e latino-americano. Também reconheciam que muitas das dificuldades da situação cubana provinham do criminoso bloqueio econômico e naval imposto pelo regime dos Estados Unidos desde o início dos anos de 1960. Conheci cubanos curiosos sobre o movimento social brasileiro e a então novidade do Partido dos Trabalhadores.
De maneira geral o povo cubano se assemelhava muito ao brasileiro. E sabiam disso pela música, dança, calor humano, malícia, bom humor, comunicabilidade. Embora com características físicas diferentes, a influência africana se fez presente em ambos os países, atingindo profundamente inúmeros setores da cultura popular.
Os cubanos se libertaram da miséria secular causada pelos domínios espanhol e estadunidense. Não por coincidência, a maior parte do povo, inclusive os negros e mulatos, possuíam curso universitário, se conscientizavam da situação social cubana e mundial, tinham todos os dentes. E não havia menores abandonados ou passando fome perambulando pelas ruas.

O tempo voava e tive que deixar Cuba.
Desembarquei perto da hora do almoço na capital mexicana. O simpático atendente do balcão de informações turísticas me auxiliou na escolha do hotel. Ao saber que eu vinha de Cuba, me perguntou, rindo, quantos fuzis eu carregava na bagagem. Informei que coube apenas um. E ele prontamente me ofereceu carona.
Nem sei o quanto demorou o trajeto ao distante centro da maior cidade do mundo, mas as conversas animadas do mexicano ajudaram o tempo passar rápido. Entre muitos outros povos, o mexicano sempre foi admirador do povo e cultura brasileira. Era evidente em cada frase dele. E eu sempre tentei retribuir esse acolhimento.
O hotel se localizava em área nobre, sem muitos edifícios altos, em razão da alta incidência de tremores de terra. E as conseqüências do terremoto de dois meses antes tinham se transformado em atração turística. Ruínas, desmoronamentos, rachaduras, escombros, entulhos, construções destruídas parcial ou totalmente, atraíam fotógrafos, mórbidos e curiosos em geral.
No café da manhã do hotel, arrisquei os huevos mexicanos. O dito cujo veio com pintinhas vermelhas por toda parte. Não deu outra. Queimou feito fogo no estômago. Não eram ovos com pimenta, mas pimenta com ovos. Trucidei todo o pão e manteiga possível. Bebi o jarro inteiro de café com leite. Amenizou o incêndio, mas não resolveu.
Caminhei pelas imediações do hotel, fui até o centro antigo, o Zócalo, passeei pelo parque, entrei em contato com a rotina dos mexicanos da capital. A situação social da maioria dos mexicanos contrastava com a dos cubanos, mas se assemelhava à dos brasileiros. Cenas ausentes em Cuba abundavam pela cidade do México. Menores de rua, pedintes, insegurança, miséria do povo, ao lado do luxo, riqueza e ostentação da minoria muito rica. Nem por isso os mexicanos perdiam a simpatia. Simpatia que logo crescia ao descobrirem que eu era brasileiro.
O destaque na cidade ficou por conta do estupendo Museu de Antropologia. Ao contrário da maioria dos do gênero pelo mundo afora, o museu mexicano conseguia a proeza de ensinar sem ser enfadonho. Percorri a imensa área, lentamente, aproveitando cada ponto. Constatei, mais uma vez, que é possível mostrar história de maneira profunda e empolgante.
E era hora de voltar ao Brasil.
Reencontrei no aeroporto com os judeus paulistas, aqueles que exigiram que a nora se convertesse ao judaísmo.
A escala do voo prevista em Lima não foi possível em razão das fortes chuvas na capital peruana. O avião pousou em Guayaquil, litoral sul do Equador. O comandante liberou o desembarque dos passageiros enquanto aguardava novas instruções. Desci e me dirigi ao café do pequeno aeroporto. Observei o mapa do Equador pendurado na parede. Era em alto relevo e logo me encantei. O pequeno país erguia-se do leste, a partir da floresta amazônica e do oeste, a partir do litoral, formando a cordilheira dos Andes, ao centro, como grande espigão, de norte a sul. Em minutos concluí que desejava explorar aquela obra de arte da geografia. Mas esse sonho teve que aguardar alguns anos.
Desembarquei em São Paulo em janeiro do ano seguinte, emocionado com o tanto que aprendera naquela viagem.

10 comentários:

  1. Sempre quis saber mais sobre Cuba e com seus relatos me animei a visitar o país assim que eu puder. Eu me interessei pelo seu jeito não apenas turístico de descrever o que sentiu. Prefiro assim. Tentarei ler seus outros relatos também. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive em Cuba em 1886 via Peru...ao chegar ao aeroporto, não acreditava estar lá...e à medida que ia correndo a paisagem em direção ao Hotel Capri, mais e mais me sentia estranha..era como se estivesse dentro de um livro...Havana tem aquele cheiro indescritivel dos charutos adocicados...e o povo é incrivelmente acolhedor, principalmnte curioso sobre o Brasi e nossa música, de Nelson Ned . Roberto Carlos a Gal, Chico e Caetano...as crianças uniforizadas pareciam passarinhos ao sair da escola...peguei um onibus e não tinha trocado..morri de vergonha..e aí todos disseram - não tem problema, não precisa pagar se não tiver dinhheiro - deu um nó na minha cabeça..rsrs.Imagine isto aqui..rsrs. São tantas lembranças que ainda não se perderam completamente...quisera volver a Cuba agora...uma amiga foi e voltou encantada, apesar de não ser fã de Fide e muito menos da revolução...

      Excluir
    2. Olá,
      Obrigado pela visita e pelos comentários, tão saudosos e deliciosos de ler e relembrar de Cuba, dos cubanos e das emoções da viagem.
      Comente sempre,
      Abraços!

      Excluir
  2. Leia sim e fique à vontade para comentar, indicar, sugerir... As opiniões, elogiosas ou não, serão sempre bem-vindas. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que o povo cubano se assemelha muito ao brasileiro, pela música, dança, calor humano, malícia, bom humor, comunicabilidade. Talvez um dia o Brasil tenha educação, saúde...tudo gratuito e Cuba o direito de ir e vir que aqui possuímos. Até lá vamos vivendo e esperando por um mundo sem fronteiras.

    ResponderExcluir
  4. Ivete, acho que o Brasil alcançará o elevado nível social de Cuba somente se o povo brasileiro tomar para si essa responsabilidade, assim como o povo cubano fez a partir de 1959.
    Aqui e no resto do mundo, as soluções virão de baixo para cima. Não devemos esperar nada de quem está acima de nós.
    Se não nos organizarmos e lutarmos por uma transformação estrutural da sociedade, nada vai mudar, só o discurso e os rostos lá de cima rsss.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso que o povo brasileiro ainda não percebeu a mudança de verdade vem do povo e não de um "Salvador da Pátria" eles vem e vão e nada é feito muito pelo contrário muita coisa boa é desfeita!

      Excluir
    2. Oi Harles,
      Obrigado pela visita e pelos comentários.
      Concordo em gênero, número e grau.
      Comente sempre...
      Abraços!

      Excluir
  5. Olá, interessei-me por Cuba, dito por alguém que foi lá e viu, ouviu e emitiu sua opinião, um olhar de alguém que já viu muito por esse mundo afora...Pena que muitos não compreendem porque Cuba é o que é hoje, pagando o preço por querer ser dona do seu próprio destino...Gostaria de ver uma crítica histórico-política sua sobre o fato, principalmente em contraponto a tantos equívocos que se ouve sobre a ilha...

    ResponderExcluir
  6. Olá, obrigado pela visita e pelos comentários.
    Acho que você sintetizou bem o que acontece com a imagem de Cuba no exterior, sobretudo para quem nunca foi verificar lá, ao vivo e em cores.
    Nada melhor do que circular pelo país, sem pressa ou afobações, conversar, ouvir, observar, analisar.
    O povo cubano, além de educado e politizado, é extremamente hospitaleiro. A língua ajuda a diálogos mais aprofundados, sobre qualquer assunto.
    Expus meus pontos de vista a partir dessa viagem nos relatos que acabou de ler.
    Em outros relatos aqui publicados, dos interiores do Brasil ou de outros países da América, Europa, Ásia, também você poderá captar o meu olhar sobre as paisagens e culturas visitadas.
    Espero que também explore e divulgue seu olhar a partir de suas próprias experiências.
    Abraços e comente sempre!

    ResponderExcluir