quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vamos praticar um turismo sustentável?


Bom dia viajantes!!!

Estou aqui para me comunicar com todos os interessados em viagens e, sobretudo, aqueles preocupados com os impactos socioambientais que o turismo de massa causa às zonas urbanas, à natureza, às comunidades tradicionais, às culturas locais.

Em países com profundas injustiças sociais decorrentes do sistema econômico, político, social, cultural e ambiental, qual deve ser a prioridade das políticas públicas? Infraestrutura em turismo ou os gastos sociais que melhorem a vida da maioria da população?

Como se deve comportar o viajante diante dos locais visitados? Quem deve se adaptar a quem?

A viagem deve se restringir apenas à visitação das atrações turísticas, fotografar, fazer compras? E aprender e apreender a realidade local com os moradores?

Vamos lá, enriqueçam esse debate com informações, opiniões, depoimentos, fatos, etc.

Todas as fotos aqui exibidas são minhas.

Abraços!

10 comentários:

  1. Tema bastante pertinente e intimamente associado aos demais problemas sociais do nosso país.
    O absurdo de se organizar a Copa de 2014 no Brasil e as Olimpíadas em 2016 na cidade do Rio de janeiro expõem, junto a outros absurdos, a necessidade de mudar as prioridades dos gastos públicos. O país deve gastar, e bem gasto, nas áreas que atendem a maioria da população.

    ResponderExcluir
  2. Por isso precisamos estar bem informados, nos organizarmos e lutarmos de maneira unificada. Lutar sempre vale a pena!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Fui apresentada ao blog de vocês por uma amiga e achei a ideia genial! Sou jornalista e também tenho um blog de viagem (www.eumundoafora.blogspot.com) e me interesso muito por esse tema.

    Suspiro (para me acalmar) quando alguma pessoa se irrita pq o tempo no lugar não tava bom ou quando ela não conseguiu tirar boas fotos por causa dos transeuntes que estavam na hora errada no momento da foto (??). Acho mesmo que as pessoas devem se adaptar ao local e perceber que a viagem é mais importante do que um simples click!

    Parabéns pela iniciativa!
    Beijos!
    (procurei um email para enviar, mas não achei então vai pelo comentário mesmo! =P)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo acesso e comentários ao meu blog.

    Adorei o que escreveu. É por aí mesmo.

    Por outro lado, as pessoas têm viajado mais.
    Tá certo que é do tipo turismo predatório e massificado que tanto condenamos, mas pode despertar algo em alguns. Quem sabe? De repente, blogs como os nossos auxiliem nesse processo.

    Vamos nos comunicando e propagando nossas ideias.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostamos do blog. Vamos passar a seguir vc. Nós também falamos sobre esse tema no nosso blog. Se quiser conhecer, www.turismobackpacker.com
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Douglas!
    Obrigado pelo comentário.
    Quero conhecer sim o seu blog. Lerei com carinho.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Em minha opinião o turista é quem deve se adaptar ao local que está visitando. Respeitar a cultura, as leis, a religião por mais absurdas que estas coisas possam parecer. Aproveitar a estadia para aprender coisas novas, novos sabores, novas formas de viver. Para mim o importante numa viagem são as lembranças que trazemos, as paisagens inesquecíveis. Muito mais importante que a busca compulsiva por coisas para comprar e comprar. Eu prefiro viver aquele momento que provavelmente será único.

    ResponderExcluir
  8. A prioridade deve ser o investimento nas áreas sociais. O turismo, se vier, deve ficar a cargo dos membros da comunidade e deve enfatizar o intercâmbio cultural.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Cláudia, obrigado pela atenção e pelo comentário.
    Concordo com o que escreveu.
    Eu tinha escrito a seguinte frase no começo do blog até tempos atrás: "Você é que deve se adaptar ao local visitado e não o local visitado se adaptar a você".
    Pena que a maioria dos destinos turísticos, via indústria do turismo predatório, agem justamente ao contrário, pasteurizando tudo e todos.
    Também considero estar lá um momento único para trocas culturais com quem quer que seja, da maneira que for. Afinal é para isso que nos deslocamos e buscamos as diferenças nas viagens.
    Comente sempre!

    ResponderExcluir
  10. Olá, anônimo, obrigado pelo comentário.
    Creio que é por aí mesmo. As comunidades a serem visitadas é que devem decidir se receberão ou não turistas, e como será o processo.
    E, antes de mais nada, priorizar as demandas sociais dessas mesmas comunidades.
    A indústria predatória do turismo, por outro lado, na maioria dos destinos do Brasil e de outros países, visam o lucro fácil e ignoram as culturas e paisagens originais, gerando um passivo socioambiental terrível.
    Comente sempre!

    ResponderExcluir